Como é feito?

 O projeto Estilo Ufpi foi dividido em três etapas básicas de pesquisa e um plus para os participantes:

  1. Estilo Ufpi - Qual é o seu?
  2. Estilo Ufpi - Esse é o nosso.
  3. Estilo Ufpi - Aqui estamos.
  • Plus: O Brechó Universitário.

- Estilo Ufpi, qual é o seu?

Essa é a etapa do Pixellamb. Um "lambe-lambe" em mega-pixels. A equipe Estilo Ufpi busca, nos centros de ensino da Universidade, os estilos que se apresentam entre alunos, funcionários, professores, servidores, visitantes ou qualquer outro tipo de ligação que possam ter com a Ufpi. Os estilos são fotografados (e/ou filmados) e, junto, a equipe pede que as pessoas preencham uma ficha com alguns dados básicos e de contato e, o principal, a descrição do seu estilo, que será utilizado na catalogação para o Blog e no dia da exposição multimídia, que acontecerá na ocasião de inauguração (dia 24 de novembro) do prédio onde irá funcionar o curso de Moda da Ufpi. A equipe pede, ainda, uma peça de roupa para cada participante. A peça não será doada ao projeto e nem fará parte de alguma ação filantrópica. Serão utilizadas na instalação no dia do evento de inauguração e ainda na montagem do Brechó Universitário.

 - Estilo Ufpi, esse é o nosso.

Os estilos registrados nos ambientes da Universidade Federal do Piauí serão arquivados, catalogados de acordo com a descrição dos fotografados e expostos no Blog. Essa exibição servirá para que tanto a equipe de pesquisa, quanto os que convivem no espaço da Ufpi, possam avaliar o modo como seus companheiros se veem diante dos outros ou, ao menos, o estilo que tencionam transmitir. Tudo isso baseando-se apenas no modo como se vestem enquanto frequentadores da Ufpi.

- Estilo Ufpi, aqui estamos.

A última etapa acontecerá no dia da inauguração do prédio do curso de Moda da Ufpi, que será no dia 24 de novembro (quarta-feira). A equipe montará uma exposição multimídia com as fotos, os vídeos, os depoimentos por escrito e as peças de roupa recolhidas. Todas as peças serão, posteriormente, encaminhadas ao Brechó Universitário.


 
- O Brechó Universitário.

No momento do recolhimento das peças, os alunos receberão um tipo de “moeda de troca”, já que as peças não serão doadas à equipe do Estilo Ufpi e nem encaminhadas a um projeto filantrópico. No dia no evento de inauguração do prédio do curso de Moda, na Ufpi, as pessoas que receberam a “moeda” poderão retirar uma outra peça ou, ainda, a sua própria, caso ninguém tenha retirado. Queremos, com isso, perceber até onde existe um estilo em comum entre todos que fazem a Universidade Federal do Piauí. Todos poderão fazer um câmbio de estilos entre si.